A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica para o seu desenvolvimento integral.

A BNCC foi homologada no dia 20/12/2017 e, desde então, impulsionou uma série de mudanças no contexto educacional brasileiro como, por exemplo, revisão nos currículos e Projeto Político-Pedagógico (PPP), adequações nos materiais didáticos, além de impactar a formação de professores.

Desde 2019, de modo planejado e com intencionalidade pedagógica, contando com o apoio de uma consultoria educacional, a Martim Pescador investiu na formação continuada dos professores e da equipe gestora, para que a implementação fosse assertiva.

Quais são as vantagens de termos a escola sendo a propulsora desse processo de formação continuada em serviço? Podemos listar várias que foram vivenciadas aqui na Martim Pescador: 1) a troca de percepções e debate sobre as escolhas a serem feitas no processo de implementação; 2) aprendizagem entre os pares; 3) favorecimento da interdisciplinaridade; 4) expansão do repertório diante do novo; 5) fortalecimento dos laços entre as equipes.

O primeiro passo foi uma palestra sobre a BNCC para que todos os profissionais do corpo diretivo e pedagógico compreendessem esse documento e, assim, fosse possível pensarem coletivamente nos caminhos para a implementação, nas adequações dos planejamentos de ensino e na escolha dos novos materiais didáticos.

Em 2020, uma sequência estruturada de ações foi realizada. Nos meses de junho e julho, ocorreram formações para a equipe do Ensino Fundamental I nas seguintes áreas de conhecimento: “Currículo e Avaliação” e “Planejamento, Cultura Digital e Metodologias Ativas”.

Já nos meses de setembro e outubro, os esforços se concentraram na área de “Gestão Escolar”. A equipe gestora vivenciou formações para debater sobre: Missão, Valores e visão da Martim Pescador; as características de escolas eficazes; o perfil da direção na gestão escolar; as Competências da BNCC; o currículo e planejamento; O PPP da escola; a qualidade da Educação Infantil e qualidade do Ensino Fundamental I.

Em novembro, o currículo da Educação Infantil foi revisado à luz da BNCC e de outros documentos que são referências importantes para essa etapa de ensino e, por fim, em dezembro, foi realizada a Jornada Pedagógica “Ampulheta”, que tinha por objetivo desdobrar a formação realizada pela equipe gestora junto ao corpo docente, fazendo uma profunda reflexão sobre o cenário educacional atual e uma diagnose sobre a nossa realidade. Dessa forma, discutimos coletivamente sobre a missão, visão e valores da escola, o PPP, foi feito um resgate da história da instituição, debates sobre o papel do currículo (pedra angular) e a importância desse documento, entendendo a lógica da progressão e traçando perfis de entrada e saída de cada ano de escolaridade. Foram mapeados os temas transversais da BNCC no currículo da M. Pescador, discutidos pontos essenciais para uma boa gestão da sala de aula, atividades sobre Mentalidades matemáticas (estratégias para pensar o ensino de matemática) e Insights para o ensino de ciências (Projetos de Trabalho Investigativos), Mindsets e o impacto na aprendizagem dos alunos.

É importante pontuar que, desde o primeiro encontro, foi evidente a qualidade da equipe docente ali presente e da importância do trabalho da equipe gestora. A Martim Pescador possui profissionais com competência técnica e sintonia nas ações. Com muito entusiasmo, todos da escola estavam abertos aos conteúdos trabalhados durante as formações e abrilhantaram com a vasta experiência pedagógica que possuem. Os olhos brilhavam a cada relato sobre as atividades desenvolvidas com e pelas crianças. Cognição e coração são marcas certas nessa escola. Foram momentos riquíssimos!

Sim, foi uma experiência incrível, mas não paramos aqui! A Martim Pescador entende que valorizar o corpo pedagógico e propiciar espaços para a formação é fundamental para que a escola caminhe de modo dialético, ampliando repertórios e crescendo juntos na parceria entre os profissionais e familiares, olhando para o mesmo alvo que é a excelência na qualidade de ensino com todo o potencial cognitivo e socioemocional que podemos ofertar aos nossos alunos.

Priscila Resinentti (Consultora Pedagógica)

Possui graduação em Ciências Biológicas (UFRJ), especialização em Educação Básica (UERJ), mestrado em Educação (PUC-Rio), doutorado em Ciências Humanas – Educação pela (PUC-Rio) e pós-doutoranda no (PEMAT/UFRJ). Professora de ciências e biologia desde 2007. Na rede pública (SME-Rio), atua desenvolvendo ações voltadas à formação docente.

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