Hebert Read
Educação pela Arte
Jean Piaget
Pedagogia Construtivista
Loris Malaguzzi
Reggio Emilia
Lev Vygotsky
Pedagogia sóciointeracionista
Paulo Freire
Educador brasileiro
John Dewey
Educação Progressista
Emília Ferreiro
Epistemologia Genética
Henri Wallon
Filósofo e Psicólogo
Neste cenário de inúmeras possibilidades, nossos alunos aprendem a aprender, interagindo com seus pares e professores. A dimensão social é valorizada, pois “o indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna”. (Wallon).
Dialogando com as múltiplas linguagens, a ludicidade destaca-se no dia a dia escolar, permeando a construção do conhecimento, pois, segundo Vygotsky, “as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que, no futuro, tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade”.
Na nossa prática pedagógica, dialogamos, também, com outros pensadores que nos ajudam a pensar sobre a infância e sua importância. Segundo Loris Malaguzzi, “a criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem)”, esse pensamento traz para nossa escola uma ideia de aluno potente, criativo e protagonista do seu saber, com isso, buscamos valorizar cada expressão da criança no processo de aprendizagem.
Para nós, a afetividade é tão importante quanto a cognição, por isso, o afeto encontra-se presente na parceria escola-família, colaborando para o desenvolvimento da autoconfiança dos nossos alunos e favorecendo a livre expressão de seus pensamentos, sentimentos e emoções. Para que a aprendizagem aconteça de fato, acreditamos que o professor precisa criar uma relação de afeto com o seu aluno. Wallon nos traz esse pensamento, contribuindo, assim, para uma aprendizagem mais significativa na nossa escola, onde formar uma relação de afeto é tão importante quanto o desenvolvimento dos “conteúdos”.
Por fim, nossa proposta pedagógica assume o compromisso com uma educação que prepare nossos alunos para enfrentar, também, os desafios que se erguem além dos muros da escola, pois “o conhecimento requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e reinvenção”. (Paulo Freire)
Alinhados com o olhar de Piaget, acreditamos que “a principal meta da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas e não, simplesmente, repetir o que outras gerações já fizeram”. É nessa Escola e nessa proposta pedagógica que acreditamos para as crianças!