Educação Infantil

Para essa criança, tão pequena, acreditamos enormemente na grandiosidade de suas ações e, por isso, aqui na Educação Infantil da Martim Pescador favorecemos o encontro entre a sua potência criativa e a intenção pedagógica do professor, através de projetos que dão forma ao conhecimento construído. 

Quem apaga o dia? Perguntou uma criança do Pré II. 

Motivadas por essas e muitas outras perguntas, as trajetórias das turmas vão sendo alinhavadas dia-a-dia. Para ouvir e escutar essas crianças, garantias de espaço de escuta, que dão vez e voz à turma, viabilizam a expressão verbal, a ampliação de vocabulário e a organização do pensamento. As rodas de conversa, tão importantes nesta etapa da infância, são momentos de encontros de idéias, de contrapontos essenciais para entender o outro e a si mesmo ou, até mesmo, para organizar o tempo da rotina.  

Por aqui, essa rotina se traduz na exploração diária de diferentes espaços pedagógicos, cada um com sua intencionalidade, promovendo diversidade de atividades, contato com ar livre e natureza. Sentadas no jardim da escola para escutar uma história infantil ou brincando com água e outros materiais no tanque de areia, nossas crianças possuem espaços de aprendizagem onde se conectam com diferentes elementos e sensações.

Acreditamos que a Arte sensibiliza o olhar da criança e estimula sua criticidade e autoria, tomando forma na interação diária da criança com diversos tipos de tinta, argila, tecidos, ou na dramatização de um personagem. Com bastante frequência, a livre expressão acontece a partir de materiais não estruturados, quando as crianças são convidadas à criação coletiva ou individual, provocadas pelas múltiplas possibilidades que o material oferece. Muitas vezes, garantimos encontros entre crianças de faixas etárias próximas para que haja importante mobilização de interesses de aprendizagens entre elas.

Nos projetos de leitura literária, a criança amplia o contato com a linguagem verbal e escrita, seu repertório de narrativa e sua bagagem cultural. Os projetos Contando e Recontando e Conte Outra Vez valorizam a Literatura Infantil, a imaginação e os diferentes portadores de texto. Observando o mundo e fazendo relações, conceitos matemáticos e de raciocínio-lógico são trazidos aos contextos de aprendizagem e tornam-se significativos instrumentos de análise sobre os projetos vivenciados.

Nesse pedaço da infância, reside a criança que busca conhecer tudo que a cerca, com mãos que almejam significado em tudo que tocam, com olhos que procuram resposta naquilo que não entendem, com corpo que fala, que ocupa espaço e faz desse espaço o palco para se desenvolver. 

Aqui, na Martim Pescador, acreditamos no potencial dessa infância e dessa criança, atribuindo intenção pedagógica a atividades que estimulem a capacidade reflexiva e criativa dos nossos alunos, sempre oferecendo escuta e olhar atento às suas ações e indagações. E esse dia-a-dia da Educação Infantil, na nossa escola, tem a Arte como pano de fundo, enriquecendo o repertório e a experimentação da criança através da exploração de múltiplas linguagens que dão forma à imaginação infantil e suas possibilidades.

Ensino Fundamental 1

O ingresso inicial no Ensino Fundamental acontece no 1º ano, série que contempla a alfabetização formal, cujos ingredientes essenciais são construídos e enriquecidos através das competências atribuídas ao dia a dia da Educação Infantil. Devidamente instrumentalizadas, as crianças fazem descobertas importantes na leitura e na escrita, que se desdobram em autoria e autonomia para os registros de seus saberes.

Ao longo do Ensino Fundamental I, a linguagem oral e verbal se encorpa, encontra mobilização em debates, produções de texto, na literatura, tornando esse aluno capaz de ampliar a complexidade das suas inserções no mundo letrado e o contato com diferentes fontes de informação.

O conhecimento se potencializa através de contextos de experiência que traduzem o ensino em aprendizagem. O currículo toma forma nas construções por projetos interdisciplinares, onde o aluno é convidado ao trabalho em equipe, tornando evidentes aspectos sócio-emocionais significativos para seu desenvolvimento integral, como a persistência, a colaboração e a consciência do coletivo.

O refinamento da apropriação dos conceitos matemáticos traz fluência ao seu uso, não apenas na sala de aula, mas, também, nas Oficinas de Matemática, momentos onde há garantia de desdobramentos do que foi aprendido em jogos e outros desafios que trazem  sentido e incentivo às descobertas nesta área.

Aulas práticas na Área de Ciências da Natureza, no Espaço Martinho, desemparedam os conteúdos trabalhados, trazendo-os para a experimentação e observação crítica. 

É a aprendizagem fazendo sentido ao aluno e o convidando a ir além. É nessa escola e nesse aluno que acreditamos.

Práticas em Diálogo

Nesse segmento, acontecem aquisições e transformações importantes na trajetória escolar da criança, que são implementadas pelas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular para a formação do aluno em todas as suas dimensões. A criatividade, a autoria e o senso crítico ganham campo quando associadas ao currículo do Ensino Fundamental I, trazendo à tona a criança que dialoga acerca dos assuntos apresentados, respeitando a opinião dos seus pares. 

Propostas estruturadas, que contextualizam e problematizam os conteúdos são fomentadas durante o percurso, para que a criança seja capaz de utilizar seus saberes na relação com o seu cotidiano.

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