Fundamentada numa proposta sóciointeracionista, nossa escola desenvolve práticas pedagógicas que buscam formar sujeitos críticos e criativos, para exercer o seu protagonismo na sociedade em transformação.

Com uma filosofia de Educação pela Arte, desenvolvida por Herbert Read, aqui se leva a sério o conceito de que a criatividade e a liberdade de expressão são importantíssimas e favorecem o desenvolvimento global da criança. Para Read, aprender através do erro, da experiência, das histórias, da dramatização, do desenho ou da escrita, transforma a criança num ser ativo.

Neste cenário de inúmeras possibilidades, nossos alunos aprendem a aprender, interagindo com seus pares e professores. A dimensão social é valorizada, pois “o indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna”. (Wallon).

Dialogando com as múltiplas linguagens, a ludicidade destaca-se no dia a dia escolar, permeando a construção do conhecimento, pois, segundo Vygotsky, “as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que, no futuro, tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade”.

Na nossa prática pedagógica, dialogamos, também, com outros pensadores que nos ajudam a pensar sobre a infância e sua importância.  Segundo Loris Malaguzzi, “a criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem)”, esse pensamento traz para nossa escola uma ideia de aluno potente, criativo e protagonista do seu saber, com isso, buscamos valorizar cada expressão da criança no processo de aprendizagem.

Para nós, a afetividade é tão importante quanto a cognição, por isso, o afeto encontra-se presente na parceria escola-família, colaborando para o desenvolvimento da autoconfiança dos nossos alunos e favorecendo a livre expressão de seus pensamentos, sentimentos e emoções. Para que a aprendizagem aconteça de fato, acreditamos que o professor precisa criar uma relação de afeto com o seu aluno. Wallon nos traz esse pensamento, contribuindo, assim, para uma aprendizagem mais significativa na nossa escola, onde formar uma relação de afeto é tão importante quanto o desenvolvimento dos “conteúdos”.

Por fim, nossa proposta pedagógica assume o compromisso com uma educação que prepare nossos alunos para enfrentar, também, os desafios que se erguem além dos muros da escola, pois “o conhecimento requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e reinvenção”. (Paulo Freire)

Alinhados com o olhar de Piaget, acreditamos que “a principal meta da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas e não, simplesmente, repetir o que outras gerações já fizeram”. É nessa Escola e nessa proposta pedagógica que acreditamos para as crianças!

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