
Sobre a Escola
Quando pensamos em escola, pensamos em um lugar capaz de formar pessoas que farão a diferença em suas próprias histórias. Esse é o nosso objetivo, mas para cumpri-lo, acreditamos que é preciso ir além de uma sala de aula. É preciso ter muito mais.
Mais pautas que conectem o que o aluno estuda com o que ele vive. Mais práticas que valorizem a infância e as múltiplas linguagens da criança. Mais atitudes que acolhem as diferenças e promovem o fazer coletivo. Mais movimentos que estimulem a criatividade e o senso crítico.
Nossa proposta é uma associação de linhas pedagógicas, que juntas compõem o nosso olhar para a educação. Um olhar para o futuro, que acredita na formação completa. Que integra formação acadêmica, ético-política, estética e cultural. Que desenvolve capacidades cognitivas, motoras, expressivas, afetivas e interativas. Que incentiva o protagonismo da criança no processo de ensino-aprendizagem, e que busca a construção do pensamento crítico na formação de crianças que são o futuro da sociedade. Vamos desenhar o futuro juntos?
Escola Martim Pescador
Inovando na arte de educar
Linha do tempo

O pássaro Martim Pescador
Curioso, divertido, adora brincar em grupo, ágil e destemido. Esse é o perfil do Martim Pescador, o pássaro-símbolo da escola. Mas podia muito bem ser a descrição dos nossos alunos e alunas. Esta ave de plumagem colorida e bico de lança se destaca na fauna de todo o mundo, mas aqui na Reserva Biológica da Ilha do Governador encontrou um habitat perfeito para suas caçadas pela foz dos rios que deságuam na Baía de Guanabara.
O Martim Pescador é personagem do folclore dos índios, Ariramba, que batiza uma das terras indígenas no Norte do Brasil. O pássaro é conhecido por outros nomes como Juiz-do-rio, Rei-pescador, Martim-cachá, Martim-grande, Flecha-peixe, Jaguacatiguaçu, Matraca, Muçarico, Ariramba-verde, Ariramba-grande e Ariramba-pequeno, variações que estão presentes também no nome das nossas salas de aula.